top of page

Árvores Frutíferas



Fruto da jabuticabeira, árvore nativa da mata atlântica, a jabuticaba é pequena, de cor escura, formato arredondado contendo uma polpa branca e suculenta. Esta fruta que é nativa do Brasil, pode ser encontrada em quase todo território brasileiro.

As vitaminas do complexo B e C podem ser encontradas na jabuticaba além de minerais como ferro, cálcio e fósforo.

100g de jabuticaba possui cerca de 45 calorias.

Benefícios da jabuticaba

  • Combate o reumatismo

  • Garante o fortalecimento do sistema imunológico

  • Combate a queda de cabelo

  • Auxilia no combate a problemas de pele

  • Auxilia na eliminação de toxinas do organismo

Contém fibras que auxiliam na redução do cholesterol.


O abacate é muito conhecido pelas suas altas calorias, só que além disso, ele apresenta propriedades nutricionais e terapêuticas importantes para a manutenção da saúde. Quando se fala de dieta saudável ou para emagrecer ele é um alimento que costumamos excluir da nossa alimentação, só que não podemos esquecer que ele traz vários benefícios à saúde.

Propriedades e benefícios do abacate

A vitamina C e a vitamina E, que estão presentes no abacate, tornam-no um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e protege contra as infecções. A vitamina A, também presente no abacate, auxilia no combate aos problemas de visão. A famosa gordura do abacate é a mesma que encontramos no azeite de oliva. Essa gordura monoinsaturada garante vários benefícios a saúde, pois ela diminui o colesterol ruim que corrompe as artérias e previne as doenças do coração, além de diminuir a concentração de triglicerídeos na corrente sanguínea. O abacate possui também importantes minerais como potássio, fósforo e ferro – a presença desses minerais no organismo contribui para a manutenção de uma vida saudável.

Outros benefícios do abacate podem ser destacados, como por exemplo a utilização das folhas dessa planta para o preparo de um chá que combate a diarréia, gripes, resfriados e inflamações na garganta; já o caroço dessa fruta quando moído e torrado e adiconado ao leite pode auxiliar no combate a complicações renais e diarréia.

Na culinária o abacate pode ser utilizado de diversas formas:

  • Saladas

  • Vitaminas

  • Sobremesas

A graviola é uma fruta que tem suas origens nas Antilhas e seu cultivo se dá em climas úmidos. No Brasil o cultivo desta planta ocorre principalmente no Nordeste e seu fruto pode ser encontrado durante todo o ano. A graviola é uma fruta de casca verde e áspera, dentro dela encontra-se uma deliciosa polpa branca e inúmeras sementes de cor escura.

A graviola possui vitaminas C e do complexo B além de minerais como potássio, fósforo, cálcio e ferro. Encontra-se também nesta fruta uma boa quantidade de fibras e carboidratos.

100 g de graviola possui cerca de 60 calorias.

Benefícios proporcionados pelo consumo da graviola

  • Indicado no combate a diarréias

  • O suco desta fruta possui efeito diurético

  • Possui ação antiinflamatória e combate o reumatismo

  • Combate o surgimento de diversos tipos de câncer

  • O chá das folhas de graviola é eficaz contra o diabetes, reduzindo os níveis de açúcar da corrente sanguínea

  • As sementes da graviola servem como vermífugo, previnindo e combatendo parasitoses intestinais

O limão, fruto do limoeiro que apresenta inúmeras variedades pelo mundo, possui propriedades que vão desde utilizações no cotidiano doméstico aos impactos na saúde.

Vitaminas e minerais

Não é segredo para ninguém que o limão é fonte de vitamina C, que previne as infecções e combate os radicais livres tornando nosso organismo mais resistente contra os agentes antioxidantes. A vitamina A, que fortalece o organismo contra problemas de visão, e as do complexo B também estão presentes no limão já os sais minerais que encontramos nessa fruta são o cálcio, ferro e fósforo.

Benefícios do consumo do limão

Na saúde vários são os benefícios que podemos obter com essa fruta:

  • Apesar de sua conhecida acidez, dentro do nosso organismo ele provoca uma alcalinização sanguínea combatendo os elevados níveis de ácido úrico que caracteriza a gota;

  • O consumo do limão além de contribuir para o bom funcionamento dos órgãos do aparelho digestivo, quando ingerido em jejum pela manhã desintoxica o organismo, contribuindo para a eliminação de toxinas tanto do sistema urinário como do cardiovascular;

  • Combate infecções na garganta, gripes e resfriados;

  • Combate doenças artríticas e reumatismo.


A nêspera é uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada, erroneamente chamada de ameixa-amarela ou ameixa-japonesa. A nespereira (Eriobotrya japonica Lindl), pertencente à família rosaceae, a mesma do pêssego, ameixa vermelha e nectarina, e subfamília Prunoideae. Ela é originária do sudoeste da China, porém, só se tornou conhecida mundialmente quando foi introduzida por imigrantes chineses no Japão, país em que teve uma grande aceitação ao ponto deste ser considerado o maior produtor de nêspera in natura, seguido por Israel e Brasil. Rica em fibras, cálcio, fósforo, ferro. A nêspera é consumida ao natural ou em saladas, misturada com outras frutas. A nespereira esta planta de origem japonesa e, no Brasil, a principal região produtora encontra-se próxima a Mogi das Cruzes, em São Paulo.


Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page