top of page

Colágeno


O colágeno é responsável pela sustentação das células, sendo o principal componente proteico de ossos, cartilagens e órgãos como a pele. Origina-se no nascimento e com o passar dos anos apresenta diminuição na sua produção, ocasionando perda de elasticidade da pele, aparecimento de linhas de expressão e estrias, unhas e cabelos quebradiços e aumento da fragilidade óssea e dos músculos.


O colágeno é a proteína mais abundante no nosso organismo, representando cerca de 25% de toda proteína corporal, constituída principalmente pelos aminoácidos, sendo o principal elemento fibroso da pele, ossos, tendões e dentes. Está presente em quantidades variáveis em quase todos os órgãos e sua principal função é dar sustentação e elasticidade à pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos.


O colágeno é sintetizado intracelularmente em pequenas porções por diferentes tipos celulares, principalmente por fibroblastos, condroblastos e osteoblastos, e exportado para fora da célula, onde através de enzimas polimerizantes adquire sua estrutura em tripla hélice. Cada molécula de colágeno é predominantemente formada pela glicina, prolina, hidroxiprolina e hidroxilisina. A hidroxiprolina e a hidroxilisina são aminoácidos originados respectivamente da prolina e da lisina através de processos enzimáticos dependentes da vitamina C.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page