O que as fibras fazem no nosso organismo


As funções das fibras no organismo também são de:

  1. Estimular a mastigação, e assim, a secreção da saliva e suco gástrico; Encher o estômago proporcionando uma sensação de saciedade;

  2. Promover regulação do tempo de trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lento a digestão e absorção;

  3. Atuar no metabolismo dos carboidratos no controle da glicemia formando um gel (pectina e goma) no intestino tornando mais lento a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea;

  4. Na absorção e na regulação de lipídeos sanguíneos as fibras insolúveis se ligam aos sais biliares e reduzem a absorção das gorduras e colesterol; as fibras solúveis diminuem especificamente o colesterol LDL;

Tipos de fibras

-Fibras solúveis: são as fibras que possuem a propriedade de serem dissolvidas em água. São importantes para a redução do colesterol e diminuição dos níveis de glicose no sangue.

Alimentos:

  • Aveia

  • Soja

  • Lentilha

  • Mandioca

  • Beterraba

  • Ervilha

  • Cenoura

  • Maça

  • Frutas cítricas

-Fibras insolúveis: não são dissolvidas em água. Atuam no bom funcionamento intestinal, pois colaboram para a composição do bolo fecal, dos movimentos peristálticos e evacuação.

Alimentos:

  • Farelo de trigo

  • Pão integral

  • Cascas de frutas

  • Feijão

  • Milho

  • Verduras folhosas

  • Abóbora

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