top of page

Como saber se melancia está doce




1. Formato e tamanho: a crença de quanto maior a melancia, mais saborosa a fruta é um mito. Veja dentre todas as opções e escolha um padrão médio. Agora, atenção: os frutos mais alongados, são masculinos, costumam ser mais altos e aguados. Já os frutos femininos são menos altos, mais arredondados e também mais adocicados.

2. Manchas na casca: a parte de baixo da melancia, que fica apoiada no solo, pode apresentar uma mancha amarelada, conhecida como mancha de campo. Quando esse lugar que permaneceu em contato com o chão amadureceu no sol, tende a ser mais amarelado e, portanto, melhor. Porém, se a mancha for muito esbranquiçada ou inexistente, provavelmente, a fruta foi colhida cedo demais, e ainda verde, o que compromete seu sabor e doçura.

3. Observe a “cauda”: assim como no caso do melão, as melancias mais saborosas são aquelas que têm a extremidade ou pontinha mais seca. Isso significa que elas foram colhidas há mais tempo e a probabilidade é que estejam mais maduras.

4. Avarias na casca: Veja se a fruta tem marcas de abelha (rajados ou pontos escuros) na casca. Isso significa que a melancia passou pela polinização de abelhas, o que resulta em cicatrizes ásperas e pontos escuros. Quanto mais marcas houver na casca, é sinal de que as abelhas gostaram da fruta, e mais doce deve estar.

5. Batuque para testar: Dê umas batidinhas suaves com a ponta dos dedos para tentar ouvir o padrão de som da fruta. Se a melancia soar a cheio, significa que é boa, tem suco. Certifique-se também de que a casca não está macia, o que significa que já está madura demais.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page