O que são alimentos funcionais e para que eles servem:

27/8/2016

 

Eles são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.

 

Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.

 

É preciso levar em conta as reais necessidades individuais, pois alguns alimentos benéficos para determinadas pessoas poderão ser inócuos para outras.

 

Para que os benefícios sejam realmente alcançados, o consumo deles devem ser regular. A melhor forma de consumi-los é com o maior consumo de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação, outra forma é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados proteicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3.

 

É importante saber que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol. É importante que o consumidor siga as instruções na rotulagem, utilizando o produto da forma recomendada pelo seu fabricante.

 

Os benefícios para o nosso organismo:

 

  • Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete – Aumento da atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas

  • Casca de uva, vinho tinto e maçãs – Redução de doenças cardiovasculares e formação de coágulos e inflamações

  • Chá verde, uva roxa, vinho tinto - são alimentos com catequinas que ajudam a prevenir vários tipos de câncer e a fortalecer o sistema imunológico.

  • Farelo de cereais, maracujá, amêndoas com pele - alimentos ricos em fibras ajudam a regular o intestino diminuindo as chances de ter câncer no cólon.

  • Folhas Verdes –  Manutenção de uma boa visão

  • Grãos integrais, frutas e vegetais em geral – Melhora na saúde intestinal, redução do risco de câncer de cólon e controle do colesterol e glicemia

  • Iogurte, kefir - alimentos com probióticos, que são bactérias boas que regulam o intestino evitando a prisão de ventre e prevenindo o aparecimento de câncer no cólon.

  • Leites fermentados e iogurtes – Melhora da saúde intestinal e redução do risco de câncer de cólon

  • Linhaça – Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças  auto-imunes e inflamatórias

  • Milho, kiwi, abobrinha - ricos em luteína e zeaxantina, antioxidantes que evitam a degeneração macular e o aparecimento de cataratas.

  • Milho, soja - têm fitosteróis que são substâncias que ajudam a baixar o colesterol e a reduzir o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares.

  • Sardinha, sementes de chia, nozes - são ricos em ômega 3, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, combatem as inflamações e ajudam a melhorar as capacidades do cérebro.

  • Soja e derivados – Redução do risco de doenças cardiovasculares, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa.

  • Tomate, goiaba, melancia - têm grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a baixar o colesterol e a diminuir o risco de ter câncer na próstata.

Please reload

Destaques

Se Alimentar de 3 em 3 horas

22/09/2020

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Blog