O que as fibras fazem no nosso organismo


As fibras são elementos (carboidratos) que fazem parte dos vegetais. Elas não são absorvidas nem digeridas pelo organismo, sendo que passam intactas pelo sistema digestório. Elas também não fornecem nenhum tipo de nutriente para o organismo.


São importantes, pois atuam no bom funcionamento intestinal, evitando a constipação intestinal e a prevenção de doenças.


Diminuindo a absorção de açúcares e gorduras, na prevenção do diabetes e na diminuição do bom colesterol.


As funções das fibras no organismo também são de:


  1. Estimular a mastigação, e assim, a secreção da saliva e suco gástrico; Encher o estômago proporcionando uma sensação de saciedade;

  2. Promover regulação do tempo de trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lento a digestão e absorção;

  3. Atuar no metabolismo dos carboidratos no controle da glicemia formando um gel (pectina e goma) no intestino tornando mais lento a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea;

  4. Na absorção e na regulação de lipídeos sanguíneos as fibras insolúveis se ligam aos sais biliares e reduzem a absorção das gorduras e colesterol; as fibras solúveis diminuem especificamente o colesterol LDL;


Tipos de fibras


-Fibras solúveis: são as fibras que possuem a propriedade de serem dissolvidas em água. São importantes para a redução do colesterol e diminuição dos níveis de glicose no sangue.


Alimentos:

  • Aveia

  • Soja

  • Lentilha

  • Mandioca

  • Beterraba

  • Ervilha

  • Cenoura

  • Maça

  • Frutas cítricas


-Fibras insolúveis: não são dissolvidas em água. Atuam no bom funcionamento intestinal, pois colaboram para a composição do bolo fecal, dos movimentos peristálticos e evacuação.


Alimentos:

  • Farelo de trigo

  • Pão integral

  • Cascas de frutas

  • Feijão

  • Milho

  • Verduras folhosas

  • Abóbora


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