Confira as curiosidades sobre oleaginosas.


Tem ação antioxidante, protege o coração, reduz o peso e melhora diabetes tipo 2.


Ação antioxidante

Excelente fonte de vitamina E, selênio, ômega 3 e polifenóis (taninos). Possuem ação contra a produção de radicais livres.


Redução do Risco de doenças cardiovasculares

Estudos mostram relação inversa ao consumo de oleaginosas e doenças cardiovasculares e aterosclerose, pela redução da oxidação da LDL colesterol e do colesterol total.


Diabetes tipo 2 e resistência à insulina

Relação inversa entre o consumo de oleaginosas e o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Estudos apontam efeitos de redução na glicemia e insulina.


Controle do peso

Apesar de apresentarem alta densidade energética, estudos epidemiológicos mostraram relação inversa entre o consumo frequente das oleaginosas e o índice de massa corporal (IMC). A Sua utilização deve ser contabilizada ao programa alimentar. Porém, mais estudos são necessários para elucidar os mecanismos que envolvem a sua utilização e o controle de ganho de peso.


Excelente para as mulheres

Proteção da pele, unha e cabelo, pela ação antioxidante e retardo do envelhecimento celular, propriedades da Vitamina E e selênio. Reduz sintomas da tensão pré-menstrual (TMP) pelas concentrações de magnésio.


Duas castanhas, duas nozes, três damascos e uma colher de sobremesa de passas é o ideal.

Destaques
Arquivos

Blog