O que deve contar o seu Mix ?


A castanha do Pará é rica em selênio, vitamina E, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e ácido graxo ômega 3, tem ação tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. Entre esses nutrientes, o selênio, principal componente da castanha é um mineral importantíssimo para a saúde do organismo já que é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres e para o exercício físico pois ajuda a formar enzimas antioxidantes, além de fortalecer as defesas do organismo. O consumo de 1 unidade por dia já é o suficiente para sentir os benefícios.


A castanha de Caju é rica em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter o metabolismo em ordem, dão energia e maior resistência ao estresse e nos minerais potássio, fosforo e sódio, necessários na estrutura óssea e na contração muscular. O selênio, presente em boa quantidade também nessas castanhas, ajuda a regular a tireoide. A presença do magnésio ajuda na digestão dos carboidratos. Destaca-se por ser rica em vitamina E, que evita a deterioração das células. No caso da castanha de caju, 2 unidades por dia são suficientes para abastecer o organismo com bons nutrientes.


A Noz é rica em vitaminas A, C, E e potássio. A noz é capaz de beneficiar o sistema circulatório, ou seja, as veias e artérias uma vez que taxas elevadas dessa substância no sangue ajudam a diminuir o colesterol alto. As nozes também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como ômega-3 e os polifenóis. Esses antioxidantes existentes nas nozes possuem papel significativo contra os agressores das macromoléculas como DNA, proteínas, lipídeos e lipoproteínas. Incluir uma noz na dieta ajuda na prevenção de doenças crônicas degenerativas e desta forma proporcionar uma vida longa e de qualidade.


A amêndoa contém ácido fólico, niacina, potássio, vitamina E, magnésio, fósforo, gorduras monoinsaturadas e proteínas. Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Tonifica o sistema nervoso, diminui o colesterol e melhora as afecções cardíacas. O ômega-6 presente aumenta a permeabilidade das células de defesa, melhorando seu funcionamento e consequentemente o coração e pulmões ficam mais protegidos. E ainda carrega vitaminas A, C e as do complexo B e omega-3 que reforçam a imunidade do corpo. A vitamina E por sua vez, protege o organismo dos efeitos nocivos da poluição e de outras toxinas o que auxilia no combate as rugas e marcas de expressão. Aproximadamente 4 unidades por dia já permitem sentir os benefícios da amêndoa.


A Avelã é bastante saborosa, fonte de gordura monoinsaturada consiste em uma boa aliada contra a celulite pela presença de ômega 3 e 9 que combatem a inflamação das células causada pelo excesso de açúcar e gorduras na alimentação. Mais um ponto para inclui-la na dieta. Importante para a estrutura óssea e dentes, para a comunicação entre os neurônios e para a coagulação do sangue, o cálcio presente é bem mais absorvido quando encontrado juntamente com o fósforo, cuja proporção adequada para favorecer a absorção de ambos minerais está presente nas amêndoas e nas avelãs. E ainda contém vitamina A, C e o mineral magnésio.


A Uva Passa é abundante em antioxidantes como os polifenóis que ajudam a combater os radicais livre responsáveis pela oxidação das células protegendo contra danos celulares e protegendo o sistema circulatório, por exemplo. Esses antioxidantes evitam o envelhecimento precoce da pele e também auxiliam no tratamento da celulite. Para quem pratica exercicios físicos vigorosos ou em provas de longa distância, pode-se comer um punhado de uva passa antes e durante a prática prolongada para fornecer energia de rápida absorção para o organismo, o que reduz o desgaste celular gerado da atividade física intensa. E por ser rica em fibras, o intestino funciona regularmente.


O Damasco é muito nutritivo com a presença de vitaminas B1, B2 e C, tem ainda potássio, cálcio e poucas calorias.Com alto teor de fibras, o damasco facilita a eliminação de toxinas. É ainda rico em betacaroteno essencial para a formação da vitamina A, que tem uma ação antioxidante importante. E devido a presença de ferro, aumentam aresistência e auxiliam no combatem anemias.


A Ameixa Preta seca é ideal para pessoas que desenvolvem trabalho muscular por ser altamente energética. A alta taxa de fosforo presente é indicada nos casos de fadiga geral. A abundância de vitaminas do complexo B evita problemas de pele e reumatismo, e é essencial para o crescimento e fortalecimento do cabelo, evitando a queda. O seu efeito laxante está relacionado às fibras solúveis, que prolongam a sensação de saciedade e contém ainda vitamina A, cálcio e ferro.


A Banana Passa é rica em carboidratos, ferro, magnésio, cálcio e em proteínas de origem vegetal. Contém vitaminas do complexo B e vitamina A. Em sua composição estão presentes quase todas as vitaminas e minerais necessários para a reposição após atividades físicas intensas. Ela controla ainda a saciedade e a vontade de comer doce graças à presença de triptofano, um aminoácido precursor do neurotransmissor serotonina que causa uma sensação de prazer. A vitamina B6 presente é importante para o sistema nervoso e o potássio, essencial na contração muscular, prevenindo câimbras.

Destaques
Arquivos

Blog