top of page

Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida


Uma forma de alertar a população brasileira sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis.


1 – Hidrate-se bem. A dica mais importante. Principalmente se você convive em ambientes muito quentes ou em locais com uso contínuo do ar condicionado. Seu corpo precisa de, pelo menos, 2 litros de água por dia. Então tente andar sempre com uma garrafinha de água na bolsa ou mochila, coloque um copo d’água do lado do seu computador.

2 – Estique-se. Seu corpo não foi feito para ficar sentado o dia inteiro nem se acostumar com as posições que fazemos durante o dia.

3 – Durma bem. Repor as energias com uma boa e completa noite de sono é essencial.

4 – Pratique exercícios físicos. Não ser sedentário e ter uma vida mais ativa faz com que você evite doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia.

5 – Inclua castanhas na sua alimentação. Castanhas-do-pará, de caju, nozes e amêndoas possuem baixo índice glicêmico, o que significa que não alteram os níveis de insulina no sangue e provocam sensação de saciedade. Também são fontes ricas em fibras, ferro, vitamina E e selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide. Mas cuidado. Castanhas são ricas em gordura vegetal e muito calóricas. É recomendado o consumo bem moderado desse alimento (entre 2 e 5 unidades/dia).

6 – Evite refrigerantes e bebida alcóolica. Estamos cansados de saber que ambos fazem muito mal a nossa saúde. O álcool em excesso pode sobrecarregar o fígado, atrapalhar a concentração, irrita o estômago e pode causar dependência.

7 – Inclua frutas e vegetais frescos na sua dieta. As frutas são ricas em vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos, são saborosas e de fácil digestão, então comece a consumir pelo menos 1 porção de fruta/dia. A mesma coisa vale para os vegetais frescos. Eles contribuem para que o corpo receba diversos nutrientes e vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

8 – Livre-se do cigarro.

9 – Medite. Tire alguns minutos por dia e medite em um local calmo. Isso te ajudará a se acalmar do ritmo acelerado do dia e fará sua mente relaxar, fazendo com que seu cérebro diminua o ritmo e saia do estado de alerta em que vivemos durante o dia.

10 – Sorria. Isso mesmo: SORRIA. Pode parecer bobo ou piegas, mas é uma dica de extrema importância. O bom humor e atitudes positivas ajudam o corpo a processar e liberar a endorfina e melhora a percepção que seu cérebro tem do seu ambiente. Cerque-se de bons amigos, tire pelo menos 30 minutos do seu dia para fazer algo que te dê prazer e sorria sempre.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page