top of page

Beneficios da Linhaça

Esse alimento tem sido consumido há séculos em todo o mundo. Recentemente, a linhaça ganhou a fama de superalimento pelo fato de ter os seus benefícios comprovados cientificamente. Além do controle da pressão arterial, diminuição dos problemas do coração e redução do colesterol, ela também diminui o risco de câncer. Vamos conferir alguns benefícios.

Reduz o risco de câncer

A linhaça é uma grande fonte de lignanas (fitoestrógeno), responsáveis por reduzir o risco de diversos tipos de câncer. Isso porque essa substância tem algumas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e estrogênicas.

Um estudo mostrou que as mulheres que consomem a linhaça têm menos chances de desenvolver câncer de mama, principalmente na pós-menopausa. As sementes de linhaça também podem auxiliar na redução do risco de câncer de próstata nos homens.

Muitas pesquisas já estão sendo feitas sobre os benefícios da linhaça na redução do risco de câncer. De acordo com estudos em laboratório e em animais, ela parece ter um grande potencial na prevenção dos cancros de cólon e pele. Porém, muitas pesquisas ainda precisam ser feitas para comprovar as reais vantagens nesses casos.

Previne problemas no coração

Por ser um ingrediente muito rico em ômega 3, como veremos melhor mais abaixo, a linhaça é uma excelente opção para prevenir problemas no coração. O alimento é pode contribuir para reduzir as taxas de colesterol ruim (e sua oxidação) e, consequentemente, evitar a formação de trombos e ateromas. Além disso, pelo fato de também auxiliar a controlar a pressão arterial, a linhaça deixa o coração mais protegido contra os problemas.

Controla o açúcar no sangue e reduz risco de doenças como diabetes e obesidade

A diabetes tipo 2 é um dos problemas de saúde que mais acometem pessoas em todo o mundo, sendo fundamental tomar medidas para controlá-la. A semente de linhaça tem a capacidade de diminuir em 8% a 20% os níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre, principalmente, pela presença de fibras em sua composição, o que também vai auxiliar a retardar o esvaziamento gástrico, reduzindo a velocidade de entrada de açúcar na corrente sanguínea.

É rica em ômega 3

A semente de linhaça é muito rica em gorduras ômega 3, como já dissemos. Assim, ela é uma excelente opção de alimento para pessoas que são vegetarianas ou não consomem peixes. O ingrediente tem grande quantidade de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega 3 que não é produzido pelo organismo e deve ser obtido pelo consumo de alimentos.

Auxilia no controle do peso

Uma das maiores dificuldades para as pessoas que não querem engordar é controlar a fome, principalmente entre as refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar. Ao adicionar 20 gramas de semente de linhaça moída (2 colheres de sopa) em uma bebida, você reduzirá a sensação de fome e apetite geral, controlando o seu peso e a vontade de comer.

Controla a pressão arterial

Para manter uma saúde de qualidade, é muito importante ficar atento à pressão alta. Há estudos que mostram que a ingestão regular deste alimento (cerca de 2 colheres de sopa por dia) pode contribuir para o controle da pressão, principalmente por conta dos componentes: ômega-3, fibras e lignanas.

Aumenta o HDL e diminui o LDL

Devido à presença significativa de óleos essenciais ômega 3 e ômega 6, de fibras e lignanas (componentes antioxidantes e anti-inflamatórios) conseguimos uma resposta positiva no perfil lipídico de quem consome semente de linhaça e, consequentemente, uma redução de risco de incidentes como AVC, infarto e aterosclerose. Só esse motivo já seria suficiente para aderir ao consumo de linhaça, mas tem mais!

Melhora o trânsito intestinal

Cerca de 28% do peso total das sementes corresponde a fibras, o que causa uma melhora considerável no trânsito intestinal, combatendo a constipação! Mas lembre-se, para tratar esse sintoma, sempre aumente o consumo de água, junto ao aumento de consumo de fibras! .

Fortalece o sistema imunológico

Apresentando em sua composição as vitamina E, e os minerais potássio, fósforo, cálcio, zinco e selênio, a semente de linhaça proporciona o reforço do nosso sistema de defesa.

Suaviza os sintomas da menopausa

Por conter a substância chamada lignana, que apresenta uma estrutura parecida com o hormônio estrógeno, e o ômega-3, consegue atuar na suavização de sintomas indesejados de mulheres que se encontram na menopausa.



Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page