top of page

Alergia Alimentar


Alergia alimentar se trata de uma reação do sistema imunológico a algum componente presente em um determinado alimento.

A função do nosso sistema imunológico é proteger o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas.

Quando uma reação alérgica ocorre, é porque houve resposta imunológica aos anticorpos imunoglobulina E (IgE), substância produzida pelo organismo.

Os alimentos alérgicos, mesmo quando consumidos em pequenas quantidades, podem desencadear sinais e sintomas que variam de gravidade, chegando a causar risco de vida.

Quando a alergia alimentar não é de conhecimento prévio, ou seja, os sinais e sintomas só aparecem na fase adulta, é normal confundir com intolerância alimentar, que não envolve o sistema imunológico e é uma reação muito mais comum e menos grave.

Por isso, o recomendado é realizar testes alergénios para ter o conhecimento prévio se você possui algum tipo de alergia alimentar e assim conseguir se prevenir e realizar tratamentos apropriados.

  • As alergias alimentares geralmente são desencadeadas por nozes, amendoins, mariscos, peixes, leite, ovos, trigo e grãos de soja.

  • Os sintomas variam de acordo com a idade e podem incluir erupções cutâneas, sibilos, corrimento nasal e, ocasionalmente, sintomas mais sérios em adultos.

  • Testes cutâneos (prick test), exames de sangue e uma dieta de eliminação podem ajudar o médico a identificar o alimento que desencadeia a alergia.

  • O único tratamento eficaz é eliminar o alimento da dieta.

Comentarios


Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page