Alergia Alimentar
Alergia alimentar se trata de uma reação do sistema imunológico a algum componente presente em um determinado alimento.
A função do nosso sistema imunológico é proteger o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas.
Quando uma reação alérgica ocorre, é porque houve resposta imunológica aos anticorpos imunoglobulina E (IgE), substância produzida pelo organismo.
Os alimentos alérgicos, mesmo quando consumidos em pequenas quantidades, podem desencadear sinais e sintomas que variam de gravidade, chegando a causar risco de vida.
Quando a alergia alimentar não é de conhecimento prévio, ou seja, os sinais e sintomas só aparecem na fase adulta, é normal confundir com intolerância alimentar, que não envolve o sistema imunológico e é uma reação muito mais comum e menos grave.
Por isso, o recomendado é realizar testes alergénios para ter o conhecimento prévio se você possui algum tipo de alergia alimentar e assim conseguir se prevenir e realizar tratamentos apropriados.
As alergias alimentares geralmente são desencadeadas por nozes, amendoins, mariscos, peixes, leite, ovos, trigo e grãos de soja.
Os sintomas variam de acordo com a idade e podem incluir erupções cutâneas, sibilos, corrimento nasal e, ocasionalmente, sintomas mais sérios em adultos.
Testes cutâneos (prick test), exames de sangue e uma dieta de eliminação podem ajudar o médico a identificar o alimento que desencadeia a alergia.
O único tratamento eficaz é eliminar o alimento da dieta.
Comments