top of page

Perigo dos alimentos industrializados


Corantes

Os corantes são aditivos químicos cuja função é colorir os alimentos para que eles se pareçam o mais possível com os alimentos in natura, fazendo com que o consumidor através dessa similaridade tenha vontade de comprar o alimento. Os corantes são substâncias muito comuns, pois segundo estudos de profissionais da área a cor exerce um papel fundamental para a aceitação dos alimentos pelas pessoas. Exemplos práticos são as gelatinas coloridas de vários sabores, suco de frutas com corantes, bolos, massas, sorvetes, biscoitos, bebidas, margarinas, entre outros.

Aromatizantes

A função dos aromatizantes é similar a dos corantes, ou seja fazer com que os alimentos industrializados se pareçam com os produtos naturais para que tenham uma maior aceitação por parte dos consumidores. Quando a pessoa ingere um salgadinho, por exemplo que possua cheiro de sabor de milho ou presunto, ele reconhece o produto dando a impressão que ele não é muito artificial. Vale ressaltar que a maioria dos alimentos com sabor de fruta , na realidade são compostos por corantes que imitam seu cheiro e sabor. Os aromatizantes são encontrados principalmente em carnes enlatadas, sopas, sorvetes, bolos, biscoitos, entre alguns.

Conservantes

A principal função do conservante químico nos alimentos industrializados é evitar que os alimentos se deteriorem pela ação de microorganismo, favorecendo a uma maior durabilidade, onde os alimentos não se estragam. Nos rótulos das embalagens dos produtos comercializados com conservantes eles podem ser identificados pelas siglas P1 a P10. Os conservantes são encontrados principalmente em sucos, chocolates, queijos fundidos,concentrados de frutas,pães, farinhas, conservas de carne e vegetais, entre outros.

Antioxidantes

Os antioxidantes possuem a função parecida com os conservantes de manter os produtos alimentícios em boas condições para consumo por um tempo mais longo. Os antioxidantes são aplicados principalmente em gorduras e óleos para retardar ou impedir que se deteriorem por algum processo de oxidação. Eles são encontrados em alimentos como leite de côco, sorvetes, leite em pó, cerveja, produtos à base de cacau, carne em conserva, farinha, gorduras, margarina, refresco, refrigerantes, entre outros.

Estabilizantes e Acidulantes

Os estabilizantes são aditivos químicos cuja função é estabilizar as proteínas dos alimentos para manter sua aparência saudável nesses produtos.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page