top of page

Álcool X Esporte





Relação entre álcool e esporte, a bebidas alcoólicas fornecem uma quantidade importante de calorias, o que pode gerar aumento de peso, apesar de não fornecer nutrientes (proteínas, vitaminas ou minerais), por isso são chamadas de “calorias vazias”.

Cada grama de álcool puro fornece sete calorias, porém, o total de calorias nas bebidas alcoólicas varia amplamente de acordo com o tipo da bebida. Por exemplo, uma lata de cerveja possui quantidade de calorias aproximadamente equivalente a uma barra de 30g de chocolate ou a uma unidade de pão francês.

Dados da literatura científica evidenciam que ingerir álcool pode levar à diminuição do uso de glicose e aminoácidos pelos músculos, interferindo no depósito de energia e no metabolismo durante o exercício.

Sabe-se também que o álcool tem propriedades inflamatórias, podendo prejudicar a disponibilidade de nutrientes e diminuir a secreção de hormônio do crescimento.

DICAS!

  • O consumo esporádico e sem exagero parece não trazer grandes danos, porém as BEBEDEIRAS são completamente desencorajadas.

  • Se for consumir, o ideal é consumir bebidas alcoólicas apenas 24 horas antes e/ou 24 horas depois do evento esportivo, minimizando os danos e dando tempo pro corpo se “recuperar”.

  • O fígado é o principal órgão que metaboliza o álcool, portanto, cuide do seu fígado! Mantendo hidratação e alimentação adequada diariamente, para ajudar na recuperação.

  • Evite consumir álcool com alimentos gordurosos (sabe aquele famoso churrasco com cerveja?), é trabalho dobrado para o fígado!

  • Antes de beber depois de um treino ou competição esportiva, é necessário comer, refeições ou pequenos lanches, para minimizar os danos.

  • Reidratação adequada é extremamente necessária. Bebidas esportivas, água e sucos naturais são ideais.

MODERAÇÃO é o segredo aqui!

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page