top of page

Alternativas naturais do açúcar


  • Sal rosa do himalaia

Uma pitada deste ou, ainda, do sal marinho é capaz de dar sabor doce aos alimentos, uma vez que o sal aumenta a capacidade do nosso cérebro de processar a “sensação de doce”, o que significa que podemos utilizar menos açúcar.

  • Canela

É excelente na hora de adoçar o café, para aqueles que não conseguem consumir a bebida pura. Basta uma pitada ou um pedaço do pau de canela dentro da xícara para adoçar e aromatizar.

  • Óleo de coco

Quando usado para cozinhar verduras amargas atribui a elas um sabor adocicado ao entrar em contato com a boca, fazendo com que o cérebro o compreenda como um alimento doce.

  • Mel

Este é o adoçante natural mais usado na cozinha. Trata-se de um alimento alcalinizante, que adoça naturalmente sem aumentar os níveis de açúcar no sangue. O ingrediente não pode representar toda a quantidade de açúcar das receitas. O mel deve ser usado em apenas um terço da preparação, e para os outros dois terços devem ser utilizadas formas como as já indicadas como opções saudáveis. Porém, este alimento, rico em enzimas, componentes antibacterianos, vitaminas, minerais, aminoácidos e fitonutrientes, pode ser utilizado para adoçar sucos, chás e até o café.

  • Açúcar de coco

O açúcar de coco é extraído da seiva do coqueiro. Apesar de ter a mesma quantidade de calorias que o açúcar comum, essa alternativa contém nutrientes como ferro, zinco, cálcio e potássio.

  • Maple syrup

O maple syrup, ou xarope de bordo, contém 24 tipos de antioxidantes diferentes, o que é benéfico para o nosso organismo, além de conter minerais como cálcio, potássio, zinco, ferro e magnésio.

Porém, o maple syrup é rico em açúcar. Assim, ele é “menos ruim” do que o açúcar refinado, mas deve ser consumido com moderação.

  • Melaço

O melaço é um líquido escuro e doce com uma consistência pegajosa e similar à de um xarope. Ele pode ser obtido a partir da cana-de-açúcar ou do açúcar de beterraba.

Essa alternativa contém vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo uma alternativa mais saudável do que o açúcar refinado, mas ainda é uma forma de açúcar e não deve ser consumida em excesso.

  • Xarope de yacon

O yacon é um tubérculo originário da Cordilheira dos Andes. Parecido com uma batata, ele dá origem ao xarope de yacon, uma substância doce e de consistência viscosa.

O xarope de yacon tem um terço das calorias do açúcar e é rico em fruto-oligossacarídeos, um composto capa de alimentar as bactérias benéficas que habitam nosso intestino, colaborando para perde de peso.

  • Eritiritol

O eritritol é quimicamente semelhante ao xilitol, mas ele contém apenas 0,24 caloria por grama, ou seja, apenas 6% das calorias do açúcar.

Essa alternativa não está relacionada ao aumento do açúcar e da insulina no sangue, nem ao aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, sendo especialmente indicado para pessoas obesas ou diabéticas.

  • Xilitol

O xilitol é um composto extraído do milho ou da casca da bétula. Sua doçura é similar à do açúcar, com a diferença de apresentar apenas 2,4 calorias por grama – enquanto o açúcar apresenta 4 calorias por grama.

Diversos estudos mostram que seu consumo está relacionado a benefícios como a diminuição do risco de cáries dentárias e a proteção contra a osteoporose.

  • Stevia

A stevia é um adoçante natural extraído das folhas de um arbusto nativo da América do Sul, o Stevia rebaudiana. Ela não tem calorias e não está associada a nenhuma doença cardíaca nem à obesidade.

Além disso, algumas pesquisas mostraram que a stevia tem efeitos positivos para a saúde, como reduzir o açúcar do sangue e a pressão arterial.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page