Fome ou Vontade ??


A fome é um sentido diretamente relacionado com as necessidades biológicas do organismo. Quando as reservas de nutrientes e energia estão escassas há uma sequência de efeitos no corpo com o intuito de mandar o "sinal" de que é preciso repor os nutrientes, ou seja, comer.

Os sinais de que o que está sentindo é fome são na maioria físicos e fáceis de serem identificados, podendo variar de uma pessoa para outra. Entre os mais comuns exemplos destes sinais estão desconfortos ou até mesmo dores no estômago, sons semelhantes a roncos ocasionados por contrações musculares no estômago e ainda, quando a fome é excessiva, tontura, fraqueza e dores de cabeça podem também ocorrer.

Para saciar esses sentidos geralmente consumimos qualquer alimento de nossa preferência, com o principal objetivo de repor o suprimento de energia e nutrientes do organismo. Após o consumo dos primeiros alimentos da refeição esses sinais cessam e a saciedade é promovida.

A vontade de comer, também chamada como "fome emocional", por sua vez é uma sensação não relacionada às necessidades biológicas do organismo, e que na maioria das vezes esta associada a características emocionais e psicológicas. Frequentemente a vontade de comer se manifesta como o desejo de consumir um alimento ou tipo de alimento em especifico, como chocolate, batata frita, massas ou doces no geral.

Essa vontade não necessariamente apresenta sinais físicos e o desejo pelo alimento se torna facilmente o principal foco de seus pensamentos durante todo dia. Nenhum outro alimento é capaz de satisfazer a vontade e proporcionar a sensação de prazer e conforto, somente o alimento desejado, bem diferente do que ocorre com a fome em que qualquer alimento quando consumido já proporciona o conforto e a saciedade.


Destaques
Arquivos

Blog