Quinoa



A quinoa chegou ao Brasil para ser usada no lugar do trigo, principalmente para se produzir a farinha de trigo. Logo a semente foi incorporada na nossa culinária, sendo consumida como óleo ou in natura em vários pratos. Suas formas em flocos ou em pó (farinha) são umas das mais preferidas, pois podem ser consumidas de várias maneiras, como em vitaminas, sucos, saladas e até direto no prato de comida.


A quinoa não contém glúten e é muito rica em proteínas e outros nutrientes. Na verdade, ela é tão nutritiva que a ONU e a Academia de Ciência dos EUA já chegaram a compará-la ao leite materno em algum nível. A semente de quinoa tem a quantidade ideal de proteínas, gorduras, carboidratos e calorias para nosso organismo.


Estas sementes ricas em aminoácidos, não só são muito ricas do ponto de vista da nutrição, como também muito deliciosas. As sementes cozidas de quinoa são fofas e cremosas, embora um pouco estaladiças. Têm um sabor delicado um pouco a noz. Enquanto o mais popular tipo de quinoa tenha uma cor amarelo transparente, outras variedades apresentam cores como laranja, rosa, vermelho, púrpura ou preto.


A quinoa é uma fonte rica de ácidos graxos como ômega 3 e 6, ferro, cálcio, fósforo, zinco, ácido ascórbico e vitaminas do complexo B como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3).


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