top of page

ALIMENTOS ORGÂNICOS


Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.


Além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.


Dentre os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil destacamos: cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva. Para adquirir produtos orgânicos basta que o produto tenha um certificado de procedência na embalagem. É importante ressaltar que, apesar de não conterem produtos químicos, os alimentos orgânicos também devem ser submetidos à higienização, pois podem contrair vírus e outros.

Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional.


Benefícios e Vantagens:


  • Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;

  • São mais saborosos;

  • Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;

  • A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.


Desvantagem:


  • A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page