top of page

Rótulo dos Alimentos


O rótulo dos alimentos é uma das melhores formas de entender os nutrientes e ingredientes que os alimentos possuem, a maioria das pessoas não faz a leitura dos rótulos, algo muito importe para saber o que ingerimos.

Nem todos os componentes dos alimentos fazem bem ao nosso organismo, por esse motivo temos que criar o hábito de ler o rótulo, saber avaliar as quantidades ideais que podemos consumir.

Com a correria do dia a dia, acabamos ficando sem se alimentar bem, comendo o que aparece pela frente, e sem tempo muitas vezes, sem se preocupar com o consumo excessivo de alguns nutrientes como sódio, gorduras e alguns outros que em grande quantidade podem não fazer bem ao nosso organismo.

Na embalagem os produtos não trazem apenas o rotulo nutricional, mas também data de vencimento, fabricação, número do lote, informações da empresa que fabricou, avisos sobre alergias e temperatura, quando essas informações não são checadas podem ocorrer riscos ao consumidor como produtos estragados ou substancias que fazem mal.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as industrias alimentícias devem colocar em seus produtos além de todas as informações necessárias, também a presença dos principais ingredientes que levam a alergias alimentares, como exibir o alerta (alérgicos: contém...) ou (alérgicos: pode conter) em letras maiúsculas e em negrito logo após a lista de ingredientes, ao lado do já conhecido "contém glúten".

Leite, ovos, trigo, peixe, crustáceos, soja, diferentes tipos de castanha e látex natural -alguns dos ingredientes mais relacionados a alergias alimentares- devem ser informados nos rótulos.

Quando lemos o rotulo nutricional de um alimentos a primeira coisa que devemos observar é a lista de ingredientes, que informa os ingredientes que compõem o produto, em ordem decrescente (dos alimentos em maior quantidade para os de menor quantidade).

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page