top of page

Chocolate e suas combinações


Existem muitas combinações que podem ser feitas com o chocolate, que na maioria das vezes nem imaginamos.

Combinações com Chocolate branco

Por sua textura e gosto delicados, é um desafio combiná-lo com outros alimentos. Mas não é que ele fica muito bom quando misturado a sabores intensos como estes?

CARAMELO SALGADO

Sua textura suave combina com a untuosidade do chocolate branco. Ao mesmo tempo, o toque salgado de um contrasta com a doçura do outro. Faça bombons recheados de caramelo salgados.

BRIE

Feche os olhos e imagine um pedaço de queijo brie na boca. Ele não derrete como se fosse um cubo de chocolate branco ? Agora, pense se os dois estivessem juntos. Uma combinação deliciosa.

AÇAFRÃO

A personalidade do açafrão dá assas a um simples pedacinho de chocolate branco. Prepare uma musse bem aerada e levinha ou um brigadeiro de colher de chocolate branco e , antes de servir, jogue uma boa pitada de açafrão em pó por cima.

WASABI

Tem casamento que funciona por contraste: de um lado, toda a delicadeza do chocolate branco, do outro, a potencia do wasabi. Faça uma calda de chocolate branco derretido com creme de leite e um toque de wasabi para servir como bolo ou sorvete.

Combinações com Chocolate ao Leite

Por ser menos doce do que o branco e ter sabor mais marcante de cacau, ele pede combinações mais, ousadas.

GOJI BERRIES

O toque agridoce da frutinha quebra a doçura do chocolate. Distribua os berries numa forma própria para modelar barrinhas e despeje o chocolate temperado. Sairão lindas e saborosas barrinhas artesanais.

CURRY

Empresta sua irreverência ao chocolate ao leite, deixando-o mais aromático e com um toque picante sem igual. Faça um bolo de chocolate meio amargo, cubra com um ganache de chocolate ao leite e polvilhe o curry por cima.

LARANJA

Não existe combinação mais clássica, os cítricos parecem ter nascido para combinar com chocolate, em especial o ao leite. Compre cascas de laranja secas ou cristalizadas, mergulhe-as no chocolate derretido e deixe endurecer.

BACON

Salgado e defumado, contrasta bem com a doçura do chocolate ao leite, ao mesmo tempo, combinam pela untuosidade. Leve ao forno algumas fatias de bacon e , quando estiverem crocantes, mergulhe-as no chocolate derretido.

Combinações com Chocolate meio amargo

Ele é a própria versatilidade. Como não tem quase nada de doçura e um leve amargor e adstringência, contrata bem com sabores adocicados ou picantes.

GENGIBRE

Eis uma mistura para os fortes. Ardidinho, o gengibre é um bom páreo para a complexidade do chocolate meio amargo. Compre tirinhas desidratadas de gengibre e mergulhe-as no chocolate derretido. Deixe endurecer e sirva com chá.

PIMENTA-DO-REINO

Mais aromático do que picante, o tempero realça a austeridade do chocolate meio amargo. Um bom jeito de combina-los é preparar uma receita de brownie e polvilhar um bom tanto de pimenta-do-reino preta moída na hora antes de levá-lo ao forno.

PARMESÃO

Um bom exemplar de parmesão une naturalmente traços de doçura a uma certa picância. Pro isso harmoniza tão bem com o chocolate meio amargo, quebrando sua seriedade. Sirve em uma tabua lascas de queijo e de chocolate.

BALSÂMICO

Supercomplexo, o aceto consegue ser ao mesmo tempo doce e ácido, com toques amadeirados. Use-o para macerar cerejas ou morangos frescos. Distribua as frutas em uma forma de gelo e cubra com chocolate derretido.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page