Dia das Crianças

12/10/2019

 
1. Dê o exemplo

É importante que as crianças tenham um bom modelo de comportamento dentro de casa. Se elas percebem que seus pais ou responsáveis comem direitinho, elas também vão querer participar desse cenário. 

2. Faça da refeição um momento especial

A comida fica ainda mais apetitosa se estiver bem arrumadinha e com a turma toda sentada à mesa. Participar do momento das refeições com as crianças as estimula a alimentarem-se bem. Faça dessa hora um tempo especial, leve e divertido com os pequenos. 

3. Prato saudável tem variedade de cores

Uma alimentação saudável é rica em proteínas, carboidratos não refinados e gorduras boas, além da presença de frutas e vegetais. O famoso “prato colorido” faz a refeição ficar nutritiva e saborosa!

Uma das principais regras de uma alimentação saudável é: quanto mais colorido o prato, melhor.

4. Tenha paciência

Ana explica que é importante oferecer pelo menos três vezes o mesmo alimento quando a criança o rejeita. 

5. Convide as crianças para ajudar no preparo

Depois que a batata está cozida, peça para os mais novos ajudarem a descascar – é simples, né! Basta puxar a casca. Lavar as folhas de alface, esmagar cenoura e, para os mais velhos, picar o tomate. Colocar a turminha em contato com vegetais e frutas durante a preparação da comida ajuda a familiarizá-los com o alimento. 

6. Não ofereça enquanto não pedirem

Um dia, evidentemente, os mais novos vão querer experimentar o chocolate, o sorvete, o refrigerante e aquele sanduíche cheio de gorduras que aparece no comercial da TV. Mas, enquanto eles estão pequenos demais para absorverem essas informações e não sentem nem curiosidade e nem vontade de provar, aproveite e não ofereça.

7. Vá de orgânicos e integrais

Bolo e biscoito de lanche, pode? Pode sim, desde que seja com moderação e com ingredientes saudáveis em sua composição. Em vez de oferecer um biscoito recheado comum, que é cheio de gorduras saturadas e açúcares, prefira alimentos integrais e orgânicos.

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