top of page

Dicas para um verão saudável


  1. Beba bastante água e observe a cor de sua urina: se estiver clara indica uma boa hidratação.

  2. Cuidado com bebidas alcoólicas: elas inibem o ADH (hormônio antidiurético) e desidratam, além de fornecerem muitas calorias.

  3. No clube, na praia, na piscina, fuja dos salgadinhos e guloseimas: prefira frutas ao natural, em forma de suco ou salada, mix de frutas e castanhas sem sal, barra de castanhas, água de coco, sorvete, picolé de frutas ou sorbet. Faça seu próprio picolé ou geladinho. Para o picolé, coloque fatias de melão ou cubos de manga ou abacaxi em um espetinho e congele. No caso do geladinho, faça um suco natural e congele.

  4. Procure fazer, no mínimo, quatro refeições ao dia: desjejum, almoço, lanche e jantar, todas leves, mas que alimentem.

  5. Coma mais peixe, no mínimo duas vezes por semana. Prefira grelhado ou ensopado, com pouca gordura, ou sashimi (misture o shoyu com suco de limão para diluir o Sódio).

  6. Inclua no mínimo meio prato de verduras coloridas (no mínimo três cores) no almoço e no jantar, pois as verduras promovem a regularidade intestinal, fornecem vitaminas e minerais para a pele, cabelos e unhas. E lembre-se que frutas e legumes de cor amarela ou alaranjada são fontes de carotenoides para melanócitos (para a pigmentação da pele).

  7. Muita cautela se comprar alimentos de vendedores ambulantes. Verifique embalagem, validade e manipulação. De preferência evite sanduíches, camarões, salgados e alimentos expostos em geral.

  8. Faça uma refeição leve no jantar e, mesmo que tenha exagerado na comida durante o dia, não deixe de comer alguma coisa à noite. Pode ser uma salada colorida mista com frutas, folhas variadas, cenoura, tomate, castanhas, ovo cozido, frango ou peixe, ou um iogurte com aveia e frutas.

  9. Procure descansar e relaxar.

  10. Passe o maior tempo possível ao ar livre: caminhe, pedale, nade, medite etc.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page