Comer fora de casa

18/7/2018

 

 

Atualmente com a correria do dia a dia, não se tem tempo para praticar atividade física, comer de forma saudável, desfrutar momentos de lazer, enfim, tudo isso fica em segundo plano, mas é importante se conscientizar que desta maneira, a saúde também estará ficando em segundo plano, e sem ela você não terá condições de trabalhar.  

Uma alimentação “fora de casa” não pode se tornar um empecilho para uma alimentação equilibrada. Escolha com sabedoria e não exagere.

 

Dicas Gerais 

•Planeje com o máximo de antecedência, pois você terá que ajustar sua alimentação dias antes o evento (e/ou depois) para “contabilizar” suas calorias. 

•Pense a respeito das dificuldades que poderá encontrar. Considere o seguinte: Quantidade e tipo de comida que será fornecida, pressões sociais para comer, disponibilidade de “extras” (por exemplo, aperitivos, chocolates após o jantar), álcool.

•Além disso, você poderia focar em outros aspectos do evento social que não estejam relacionados à comida e que sejam divertidos (por exemplo, conversar com os amigos, ter tempo para relaxar, não ter que lavar a louça, etc.), pois assim a comida e a bebida se tornarão aspectos menos importantes.

•Sempre que precisar. Você pode optar por comer e cortar as calorias mais tarde, no mesmo dia, ou no dia seguinte, mas com muito cuidado.

 

Restaurantes

• Dê preferência a pratos grelhados, assados ou cozidos no vapor.

•Evite as frituras de imersão e as carnes gordas, ou pelo menos retire a gordura visível da carne.

•Inicie a refeição pela salada. 

•Quando for à churrascaria, não fique só nas carnes. A refeição deve ser a mais completa possível, incluindo legumes, saladas, etc. Priorize as carnes magras e acostume-se a comer com moderação.

•Deixe o prato colorido, pois quanto maior a combinação de cores, maiores as vantagens para sua saúde.

•Quanto à sobremesa, dê preferências às frutas, salada de frutas, picolé de frutas.

•As bebidas mais indicadas são sucos naturais, água, água de coco.

 

Lanchonetes

• Evite os molhos à base de maionese e os queijos amarelos. 

• Prefira queijo minas, ricota ou cottage e requeijão light. 

• O sanduíche ideal contém pão integral (fibras), uma proteína magra (frios de peru ou frango; ricota; filé de frango; atum), verduras, tomate, cenoura ralada, pepino.

 

Festas

• Cuidado com os salgadinhos. Prefira os assados.

•Não exagere na maionese, cremes de leite, salames, mortadelas e presuntos.

•Se beber, faça-o com moderação e tenha o cuidado de se alimentar enquanto estiver consumindo bebida alcoólica e ingerir água.

•Evite ir à festa sem fazer um lanche antes.

•Procure sucos ou água.

 

Viagens

•Se tiver que comprar alguma coisa, prefira frutas, iogurtes desnatados, barra de cereal e sanduíches de pão integral.

•Para evitar as comidas gordurosas à beira da estrada, leve seu lanche ou refeição em bolsa térmica sempre.

 

Fast food

• As opções mais saudáveis:

Saladas de folhas (molho à parte)

Saladas com carnes grelhadas (frango, peru)

Sanduíches de carne branca (frango ou peixe) grelhado

Pão integral ou pão árabe

Frutas ou iogurte de frutas

• Evite:

Hambúrgueres duplos, triplos com queijo ou molhos especiais.

Sanduíche em croissant ou com carnes fritas

Frango frito

Embalagens grandes de batatas fritas

Bebida alcoólica

 

Pizzarias

• As opções mais saudáveis:

Pizza de massa fina e com vegetais

Com queijo e vegetais com carnes brancas (controle o azeite)

As bebidas mais indicadas são sucos naturais, sucos de soja ou água.

  • Evite:

Pizza calabresa, ou com excesso de queijos

Bebida alcoólica

 

Churrascarias

• As opções mais saudáveis: 

Churrasco de carnes brancas ou carnes vermelhas magras (contra filé)

Saladas verdes e com pouco azeite e sal

Legumes no vapor ou grelhados

Opte por um carboidrato (arroz ou pão)

•Evite:

Carne vermelha com gordura aparente

Carnes, frutos do mar ou legumes fritos

Salada com molhos especiais como maionese ou saladas que contenham massa

Preparações especiais como risotos, comida baiana, pratos mineiros

Frituras como bolinhos, pastéis, banana frita

Sobremesa que não frutas da estação

 

Buffets 

•Veja com cuidado tudo o que está disponível antes de colocar a comida em seu prato. Identifique alguns alimentos que você teria prazer em comer (melhor do que provar um pouco de tudo) e escolha algumas opções pouco calóricas, como salada ou arroz, para lhe saciar. 

•Tente usar apenas uma parte do prato ao invés do prato completo.

Trate essa ocasião como se fosse uma refeição. Visite o buffet apenas uma vez e, assim que comer, livre-se do prato o mais rápido possível. 

•Uma outra alternativa é pedir para que alguém traga a comida para você e pedir para que a pessoa traga o que você gostaria. 

 

Comer na casa de alguém 

•Se possível, tente descobrir antes o que será servido. Se você conhece o anfitrião, considere a opção de contatá-lo com antecedência para explicar sua situação e perguntar se é possível que ele o ajude. Talvez você possa descobrir o que ele pensa em servir e saber com antecedência o que irá comer, programando seu dia em conformidade. 

• Outra opção é se oferecer para levar um prato, pois assim você saberá que pelo menos terá uma opção de baixa caloria. 

•           Ofereça-se para servir, para que possa controlar o tamanho de sua porção, ou peça uma porção pequena. 

•           Coloque mais saladas ou vegetais em seu prato e pegue pequenas quantidades de alimentos muito calóricos. Isso ajuda a controlar as calorias e evita o desvio de sua atenção aos esforços para controlar o peso. 

•           Pedir a receita é uma boa forma (socialmente aceitável) de descobrir o que foi colocado na comida, pois assim será possível calcular as calorias que foram consumidas. 

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