Fibras na Alimentação


As fibras são elementos (carboidratos) que fazem parte dos vegetais. Elas não são absorvidas nem digeridas pelo organismo, sendo que passam intactas pelo sistema digestório. Elas também não fornecem nenhum tipo de nutriente para o organismo.

1-Coma pelo menos cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Coma as cascas toda vez que puder, pois elas contêm muita fibra. 2-Teste novas receitas com feijões, ervilhas, lentilha e arroz integral. 3-Coma farinha de aveia ou farelo de cereais no café da manhã.

4-Escolha pães, cereais e bolachas que contenham farinha integral como ingrediente mais importante. 5-As fibras devem ser incluídas na dieta gradativamente para evitar sensação de inchaço ou dores causadas por gases. 6-A menos que seja contraindicado no seu caso, tome de 6 a 8 copos de água por dia para ajudar no trânsito intestinal. 7-Se você come farelo de trigo para manter seu intestino funcionando, comece por 1 colher (chá) por refeição, aumentando para 2 a 4 colheres (sopa) ao dia. 8-Compre alimentos não processados. A maioria desses produtos tem suas fibras removidas. 9-Fique de olho nas informações dos rótulos dos alimentos. Boas fontes de fibra possuem pelo menos 10% da quantidade diária necessária.

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