top of page

Dia Mundial do Coração



Hoje é comemorado o Dia Internacional do Coração.


A Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) com o objetivo de estimular a reflexão sobre mudanças de comportamento das pessoas, informando sobre práticas saudáveis como alimentação adequada, realização de atividades físicas, entre outras.


Os principais fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças do coração são: hipertensão, tabagismo, colesterol e triglicérides elevados, diabetes, obesidade, sedentarismo e histórico familiar. E o risco é ainda maior quando apresenta mais de um fator de risco.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a primeira causa de óbitos no mundo. Cerca de 17,3 milhões de pessoas morrem por enfermidades do coração a cada ano. No Brasil, o número chega a 300 mil.


As doenças cardiovasculares são apontadas como a principal causa de morte no Brasil, e cuidar bem do seu coração é essencial para ter uma vida longa e saudáve, cuide do seu corpo ele é a sua ferramenta.


Uma alimentação pouco saudável é uma das principais causas de doença arterial coronariana – uma das formas de doenças do coração.


Além da redução na ingestão de gorduras ruins, substituindo-as por gorduras boas, as mono e poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais e produtos que usam esses óleos como ingrediente principal, como margarina e creme vegetal, existem pequenas mudanças que você pode fazer em sua alimentação e que irão ajudá-lo a manter o seu coração saudável. Comer mais frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais, aumentará sua ingestão de vitaminas, minerais e fibras. É também importante reduzir o consumo de sal e moderar a ingestão de álcool.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page