Gastrite

14/8/2017

 

A gastrite é a inflamação da mucosa gástrica (estômago). Essa inflamação pode ser causada por medicamentos (aspirina, antiinflamatórios, etc), estresse, fumo, drogas, bebidas alcoólicas, entre outros. Existe a gastrite crônica que é caracterizada histologicamente pela atrofia crônica e progressiva da mucosa gástrica. Já a Úlcera péptica é uma doença de evolução crônica, caracterizada por perda de tecido da mucosa do sistema digestório entrando em contato com a secreção ácida do estômago.

Mais comum do que se pensava anteriormente na grande maioria da população, a gastrite foi alvo de vários estudos científicos ao longo dos anos e os cientistas chegaram à conclusão que alimentação é um fator essencial para amenizar ou agravar ainda mais o quadro clínico e seus sintomas incômodos.

 

A desnutrição pode ocorrer pela presença de dores, onde ocorre diminuição da ingestão de alimentos. As  deficiências maia comuns são de energia, proteína e ferro, entre outros, também pode ocorrer deficiência de vitamina B12 na presença de gastrite crônica. Essa deficiências nutricionais devem ser corrigidas por meio de um planejamento dietético adequado para repor os nutrientes necessários na presença da gastrite.

 

Please reload

Destaques

Mousse de Chocolate

17/09/2020

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Blog