Causas e Consequências da colesterol elevado
Causas
Algumas doenças e fatores genéticos podem causar hipercolesterolémia (colesterol elevado).
No entanto para algumas pessoas o aumento do colesterol ‘mau’ (LDL) e a diminuição do colesterol ‘bom’ (HDL) deve-se sobretudo a estilos de vida menos saudáveis:
A gordura saturada da dieta aumenta os níveis de colesterol mau no sangue, mas há ácidos gordos saturados que promovem mais esse aumento que outros (mirístico e palmítico).
Os ácidos gordos trans aumentam a concentração do colesterol mau e diminuem a concentração do colesterol bom.
O colesterol da dieta tem um pequeno efeito na concentração de colesterol total e colesterol mau no sangue, este efeito difere de pessoa para pessoa.
O excesso de peso pode aumentar a concentração do colesterol.
O tabagismo diminui o colesterol bom.
O sedentarismo também diminui o colesterol bom.
Consequências da colesterol elevado
A deposição de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos pode levar a um estreitamento e endurecimento destes vasos coma formação de placas (de ateroma) que podem obstruir os vasos sanguíneos impedindo o normal fluxo de sangue causando lesões a um determinado órgão.
Se uma artéria que irriga o músculo cardíaco é obstruída pode ocorrer um infarto agudo do miocárdio - enfarte. Se uma artéria que irriga o cérebro é obstruída pode ocorrer um AVC. Estes acontecimentos resultam muitas vezes em morte ou em incapacidade.