top of page

Causas e Consequências da colesterol elevado


Causas

Algumas doenças e fatores genéticos podem causar hipercolesterolémia (colesterol elevado).

No entanto para algumas pessoas o aumento do colesterol ‘mau’ (LDL) e a diminuição do colesterol ‘bom’ (HDL) deve-se sobretudo a estilos de vida menos saudáveis:

  • A gordura saturada da dieta aumenta os níveis de colesterol mau no sangue, mas há ácidos gordos saturados que promovem mais esse aumento que outros (mirístico e palmítico).

  • Os ácidos gordos trans aumentam a concentração do colesterol mau e diminuem a concentração do colesterol bom.

  • O colesterol da dieta tem um pequeno efeito na concentração de colesterol total e colesterol mau no sangue, este efeito difere de pessoa para pessoa.

  • O excesso de peso pode aumentar a concentração do colesterol.

  • O tabagismo diminui o colesterol bom.

  • O sedentarismo também diminui o colesterol bom.

Consequências da colesterol elevado

A deposição de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos pode levar a um estreitamento e endurecimento destes vasos coma formação de placas (de ateroma) que podem obstruir os vasos sanguíneos impedindo o normal fluxo de sangue causando lesões a um determinado órgão.

Se uma artéria que irriga o músculo cardíaco é obstruída pode ocorrer um infarto agudo do miocárdio - enfarte. Se uma artéria que irriga o cérebro é obstruída pode ocorrer um AVC. Estes acontecimentos resultam muitas vezes em morte ou em incapacidade.


Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page