top of page

O excesso de chocolate na Páscoa


É preciso tomar cuidado com o consumo excessivo. Além do ganho de peso, o excesso de chocolate pode elevar o índice de glicemia.


O consumo diário de chocolate não é aconselhado nem para pessoas saudáveis. O ideal que o chocolate não seja consumido mais do que duas vezes na semana, ainda sim, em pequenas doses


O cacau é rico em flavonóides e por isso é um potente antioxidante. É encontrado em maior quantidade no chocolate amargo. Este tipo do doce ajuda a combater os radicais livres e retarda o envelhecimento. Alguns estudos mostram que ele também melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, estimula a produção de serotonina – melhorando o humor -, e estimula os neurônios.


O chocolate ao leite e o branco não oferecem os mesmos benefícios que o chocolate amargo, além de serem ricos em açúcares e gorduras. E são eles que dominam as gôndolas dos supermercados na Páscoa.


A melhor opção é a quantidade e a qualidade desse chocolate, saiba um pouco mais sobre os tipos diferentes de chocolates existentes, mas ainda opte por cacau em pó e chocolates meio amargo e 70% cacau.



Chocolate ao leite - A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, resultando em um gosto mais adocicado. Chocolate amargo - possui grande concentração de massa de cacau e pouco açúcar. Chocolate branco - Contem manteiga de cacau ao invés de massa de cacau e muita gordura. Chocolate em pó - Usado em receitas, trata-se de amêndoa de cacau ralada destituída da manteiga de cacau. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce. Achocolatado - usado para misturar com leite, é composto basicamente por chocolate, leite em pó e açúcar. Chocolate para cobertura - concentrado em manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade e que facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. São comercializados em três tipos: meio amargo branco e comum (leite). Chocolate 70% cacau - possuem pelo menos 70% de cacau, eles possuem quase nenhuma quantidade de manteiga de cacau e pouca quantidade de açúcar.

Por isso, NÃO exagere!

Os chocolates são rico em calorias, gorduras e açúcares simples, também possui cafeína, e que quando ingerida em grande quantidades causa irritabilidade e aceleração no metabolismo.

Tomando todos esses cuidados vamos aproveitar a Páscoa.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page