top of page

Dieta Low Carb




O principal objetivo da dieta Low Carb é obrigar o corpo a utilizar gordura como sua principal fonte de energia, na forma de corpos cetônicos que irão substituir a glicose obtida através dos carboidratos.


Quando isso ocorre, o corpo está em cetose, que pode ser definida como um estado metabólico onde o corpo não mais obtém energia a partir da glicose. O resultado é uma mobilização das reservas de gordura do organismo (= queima de gordura), que agora passam a ser utilizadas como combustível para o metabolismo.


Uma Dieta Low Carb (literalmente, baixos carboidratos) consiste em priorizar alimentos como carne, peixe, ovos, legumes e verduras que crescem acima do solo, além de gorduras naturais, como manteiga, em detrimento de alimentos como pães, massas, arroz e batatas, que contêm muito amido, glicose e, isso mesmo, carboidratos.


Quais são os alimentos permitidos ?


Proteínas: Carnes magras, com destaques para peixes, patinho, peito de frango, ovo e whey protein. Até mesmo os embutidos como peito de peru e presunto podem ser consumidos.


Frutas: cereja, morango, mirtilos, abacate e amora.


Alguns laticínios: É necessário que eles sejam light, ou seja, com pouca concentração de carboidratos. Leite vegetal, cream cheese, queijo parmesão e creme de leite.


Gorduras boas: Atum , óleo de coco, nozes, sardinha, salmão, azeite e abacate.


Água sem gás: 2 a 3 litros por dia, outras bebidas: chás sem açúcar, café e sucos de frutas naturais.


Vegetais: couve, couve flor, agrião, rúcula, alho poró, brócolis, alface, aspargo e rabanete.


Gelatinas: sem açúcar, frutos do mar e até mesmo maioneses.

Quais Alimentos que devem ser Evitados ?


Açúcar: branco. Mascavo, demerara, orgânico e até mesmo o próprio mel.


Alimentos feitos com farinha: bolos, macarrão, pães, biscoitos, cookies, pizzas, brioches, baguetes, rosquinhas e outros alimentos feitos com farinha devem ser evitados.


Vegetais com alta concentração de amido: inhame, batata, cenoura e até mesmo mandioca.


Leguminosas: grão de bico, lentilha e feijão.


Refrigerantes: Normal, zero, diet ou light.


Bebidas alcoólicas: está proibido.

Seguir dietas com alta restrição de carboidratos traz alguns sintomas, entre eles: tonturas, dor de cabeça, desidratação, fraqueza e intestino preso.

Destaques
Arquivos

Blog

bottom of page