Cogumelo e seus Benefícios para saúde

4/4/2017

 

Os cogumelos não são vegetais, verduras ou legumes. Eles pertencem à família dos fungos e, por agregar sabor especial aos pratos, vêm conquistando mais espaço na mesa dos brasileiros.

 

O cogumelo é um alimento riquíssimo em nutrientes, capaz de fortalecer o sistema imunológico estimulando as células denominadas "natural killers" (importantes no combate a infecções virais e células tumorais) . Além disso, o cogumelo conta com a presença de fibras solúveis, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo e auxiliam na remoção de resíduos e toxinas intestinais

 

Além de ser rico em sais minerais, vitaminas, carboidratos e gordura insaturada, o cogumelo contém 21 aminoácidos essênciais para o corpo a apresenta um número de proteínas  duas vezes maior do que o encontrado na carne bovina.

 

Benefícios do cogumelo:

 

  • Fortalece o sistema imunológico;

  • Previne doenças infecciosas;

  • Previne resfriados e gripes;

  • Combate alergias e inflamações;

  • Auxilia pessoas em processo quimioterápico;

  • Beneficia pessoas com doenças crônicas e diabetes;

  • Fornece energia para os atletas e praticantes de esporte;

  • Previne aterosclerose;

  • Auxilia no processo de desintoxicação de álcool e cigarro;

  • Auxilia no funcionamento do intestino;

  • Fortalece a musculatura;

  • É antioxidante;

  • Estimula a memória;

  • Melhora a absorção de ferro e fósforo.

 

Tipos de cogumelos comestíveis encontrados nos supermercados:

 

Shiitake: apresenta coloração escura e píleo (aquele “chapeuzinho”) largo. Bom para saladas, massas, molhos e risotos.

 

Shimeji: nas cores preto e branco, tem um píleo menor. Delicioso quando grelhado e como acompanhamento de carnes.

 

Funghi: de origem italiana, esse tipo é bastante utilizado em massas, risotos e molhos. O termo significa cogumelo em português e é popularmente conhecido como funghi secchi ou cogumelo seco.

 

Champignon de Paris: o tipo mais consumido no mundo é também o mais popular no Brasil. Pode ser ingerido fresco ou em conserva. Apresenta coloração branca e fica perfeito em estrogonofes e saladas.

 

Portobello: de cor parda, tem textura mais rígida que o champignon e aroma levemente pronunciado. Bom consumido fresco e com o chapéu aberto em massas.

 

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