Qualidades do Atum

É um peixe que fornece uma proteína de alto valor biológico. Proporciona ainda gorduras saudáveis na forma de ácidos gordos polinsaturados Ómega-3, vitaminas B3 e B6.

O consumo deste peixe não se deve limitar apenas ao atum enlatado. O atum pode ser comprado na banca do peixe fresco ou congelado, com a vantagem de manter todas as propriedades nutricionais sem os aditivos postos quando é processado.

O atum não tem muita gordura mas, ainda assim, é aconselhável comê-lo grelhado o em natura, como sashimi ou sushi.

É um alimento indicado tanto para ganhar massa muscular como para emagrecer, mas contribui também para a saúde cardiovascular, como anti-inflamatórío, protetor das articulações e para atrasar o envelhecimento cerebral.

Ômega 3:

Por ser rico em gordura “boa”, principalmente o ômega 3, o Atum:

- Diminui os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame),

- Reduz a pressão arterial,

- Possui ação antiinflamatória,

- Diminui as taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.

Cérebro:

O ômega 3 também melhora as funções cerebrais de pessoas na idade adulta e reduz o risco de doenças mentais e doenças degenerativas na terceira idade.

Proteínas:

Além dos benéficos citados acima, o atum também é rico em proteínas. Uma lata de 140 gramas de atum pode fornecer um terço da dose diária recomendada porção de proteína e 40% da dose diária recomendada de vitamina B12.

Osteoporose

É rico em vitaminas antioxidantes, como a Vitamina A, E e principalmente a D. Sendo uma boa alternativa para pessoas com desmineralização óssea. Melhorando a captação de cálcio pelos ossos.

Imunidade:

Por ser rido em vitamina D, é um fator que auxília a imunidade .

Sais Minerais (Cálcio, Ferro, Fósforo, Zinco e Magnésio)

Essenciais para o fortelecimento ósseo.