Intolerância à Lactose

A lactose é um açúcar encontrado no leite. Sua digestão ocorre a partir da ação da enzima lactase, que é responsável pela “quebra” da lactose, garantindo sua digestão.

A intolerância à lactose é a incapacidade do indivíduo de digerir a lactose presente no leite devido à ausência da enzima lactase no intestino delgado, assim, esta que já deveria ter sido parcialmente digerida chega no intestino grosso ainda inalterada e é fermentada por bactérias, tendo como consequências os gases, diarreia e dores abdominais.

A intolerância à lactose pode ser difícil de diagnosticar com base somente nos sintomas. A pessoa pode pensar que tem intolerância à lactose por causa dos sintomas, porém outras condições, como síndrome do intestino irritável, podem produzir sintomas similares. Depois de fazer um histórico médico e realizar exame físico, o médico pode recomendar eliminar todo o leite e laticínios da dieta do paciente por um período curto de tempo para ver se os sintomas desaparecem. Testes podem ser necessários para fornecer mais informações.

São vários os alimentos que utilizam o leite na sua fabricação. As pessoas que tem intolerância à lactose devem sempre ler o rótulo do alimento, para saber se existe algum derivado do leite como o coalho, o soro do leite ou leite.

Os alimentos que geralmente contêm leite são: pão de leite, bisnaguinha, bolos, cereais processados; purê de batatas, sopas cremosas industrializadas, margarina; queijo, requeijão, iogurte carnes ao molho, molhos de salada; doces de leite, misturas para panquecas, biscoitos, e bolachas etc.