Índice Glicêmico

23/2/2017

O índice glicêmico de um alimento se refere à velocidade com a qual o carboidrato presente no mesmo irá aumentar os níveis de glicose no sangue. Os carboidratos de alto índice glicêmico (rápida digestão e absorção) atravessam o sistema digestório e chegam rapidamente ao sangue. Essa situação eleva os níveis de glicose, aumentando a secreção de insulina. Já os carboidratos de baixo índice glicêmico (lenta digestão e absorção) passam lentamente pelo sistema digestório e chegam aos poucos na corrente sanguínea, mantendo baixos os níveis de insulina.

 

A carga glicêmica (CG) é um produto do índice glicêmico (IG) e da quantidade de carboidrato presente na porção de alimento consumido, comparado com o alimento padrão.

 

Este marcador mede o impacto glicêmico da dieta, sendo calculado pelo produto do IG do alimento pela quantidade de carboidrato, contida na porção consumida do alimento.

 

Os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:

  • baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;

  • médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;

  • alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.

 

Os alimentos com baixo índice glicêmico são os alimentos que não elevam muito o açúcar no sangue e por isso são bons para os diabéticos.

 

Os alimentos com baixo índice glicêmico, ao contrário dos que têm elevado índice glicêmico, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento.

 

Os alimentos com alto índice glicêmico aumentam rapidamente o nível de açúcar no sangue. Esse aumento se dá num curto espaço de tempo.

 

Baixo índice Glicêmico          Médio Índice Glicêmico       Alto Índice Glicêmico

All Bran: 30                                 Pão de centeio: 58             Pão francês: 70

Macarrão: 38                              Batata doce: 61                  Batata cozida: 88

Arroz integral: 50                            Mel: 55                            Batata cozida: 88

Mingau de aveia: 42                  Milho verde: 60                   Abóbora: 75

Cenoura: 47                                 Uva passa: 64                    Arroz instantâneo: 87

Inhame 37                                    Abacaxi: 59                         Pipoca: 72

Maçã: 38                                      Manga: 51                           Melancia: 72

Ervilha: 48                                   Mamão: 59                          Pastinaca: 97

Banana: 51                                  Pêra: 59                               Wafles: 76

Leite desnatado: 32                 Melão-cantalupe: 65

Feijão manteiga: 31                  Sushi (comum): 52

 

 

 

 

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