Ceia de Natal Saudável

23/12/2016

 

As tradições natalinas trazem refeições bem elaboradas, muitos pães, doces, carnes, bebidas, enfim, refeições altamente calóricas, mas saiba que com um pouco de criatividade e sabedoria você pode fazer algumas substituições e refeições nutritivas e saborosas, sem abrir mão do que está à mesa, e o que é mais interessante: sem ganhar peso.

 

Se a variedade de alimentos da Ceia de Natal lhe deixa inseguro para fazer as escolhas mais saudáveis, as orientações abaixo poderão lhe ajudar:

 

- Diminuir o tamanho das porções pode ser uma alternativa para não se privar dos alimentos tipicamente natalinos.

- Ter uma atenção especial ao modo de preparo dos alimentos também é importante. Utilizar pouco óleo para preparar os alimentos, preferir opções assadas e investir em saladas cruas ou frutas sem caldas.

- No preparo da  farofa e demais recheios para carnes, evite embutidos como linguiça e presunto. Doses extras de sódio e gordura devem ser evitadas.

- As carnes como peru, chester,  tender, lombo e pernil podem ser regadas com suco de laranja com ervas enquanto são assadas. Dessa forma, ficam suculentas e podemos dispensar a manteiga da cobertura dos assados.

- As frutas secas e castanhas podem ser consumidas, porém com moderação. Em excesso podem contribuir para aumentar o valor calórico da refeição.

- Prefira sucos naturais que não necessitem de açúcar extra. Bebidas alcoólicas são geralmente calóricas, portanto, cuidado com a quantidade ingerida.

 

4 DICAS PARA PREPARAR UMA CEIA SAUDÁVEL:

 

  1. Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Porém, evite exagerar, já que esses alimentos são bem calóricos. As frutas secas também são aperitivos muito saudáveis: ricas em vitaminas, antioxidantes e outras propriedades responsáveis por melhorar o humor e diminuir a ansiedade.

  2. Escolha apenas um tipo de carboidrato para compor o seu prato: geralmente, as opções mais saudáveis são as coloridas. Por isso, que tal fazer um arroz especial, utilizando as castanhas e as frutas secas? Você também pode preparar uma farofa com legumes, fácil e rápida de fazer.

  3. O peru é a carne mais saudável para a sua ceia. Por ser mais magro, ele é mais indicado do que o chester, o tender ou o pernil, mas todas estas opções têm alto teor de nutrientes, como o ferro e as vitaminas do complexo B. Para reduzir o colesterol da carne, evite consumir a pele da peça. E, por último, sirva o peru com frutas leves, pois elas costumam a aliviar a digestão.

  4. Se você tem o hábito de beber nas festas de fim de ano, evite os destilados – aposte nos vinhos e espumantes, que são menos calóricos. A orientação dos especialistas é alternar um copo de água com um copo de bebida. Se você não ingerir bebidas alcoólicas, fica mais fácil criar e experimentar novas bebidas, como sucos e drinques sem álcool preparados com as frutas da época.

 

Please reload

Destaques

Equilíbrio

19/09/2020

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Blog