Você conhece a pirâmide alimentar ???

30/9/2016

Para aqueles que não conhecem a pirâmide alimentar é um guia em forma de pirâmide, com a intenção de mostrar ao publico a ordem dos alimentos saudáveis,divididos em seções para mostrar a ingestão recomendada para cada grupo de alimentos.

 

Mostrando desta forma que além de ingerir alimentos dos mais diversos tipos moderadamente, é importante que se tenha um equilíbrio entre eles. Variando os alimentos, um pouco de cada, sem exageros.

 

Desta forma foram criadas três regras para conseguir seguir uma dieta equilibrada com a ajuda da pirâmide que são: variedade, equilíbrio e moderação.

 

A Piramide é dividida em 8 partes, cada um dos grupos contém alimentos necessários para o bom funcionamento de nosso organismo sendo elas:

 

  • Grupo 1 Cereais (Arroz, Pão, Massa, Batata, Mandioca) – 6 porções:

 

A base da pirâmide é composta por alimentos ricos em carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo.

 

  • Grupo 2 Legumes e Verduras – 3 porções:

 

Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas.

 

  • Grupo 3 Frutas – 3 porções:

 

Frutas são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas.

 

  • Grupo 4 Carnes e Ovos – 1 porção / Grupo 5- Feijões e oleaginosas - 1 porção:

 

Carnes, ovos e leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas. São os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa.

São alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro.

 

  • Grupo 6 Leite, Queijo, iogurte – 3 porções:

 

São fontes de proteína e de cálcio. Leite e derivados - são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Também são fontes de proteína de boa qualidade.

 

  • Grupo 7  Óleos e Gorduras – 1 porção / Grupo 8 Açúcares e Doces – 1 porção:

 

Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidratos e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia. Os lipídeos são veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K). Estão no topo da pirâmide e devem ser consumidos com moderação.

 

Para uma vida saudável é importante se ter uma dieta variada, equilibrada e moderada.

 

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