Conheça os Segredos do Cúrcuma

A Cúrcuma, mais conhecida como açafrão-da-terra, é um dos tipos de flores da família do gengibre.

A Cúrcuma ajuda o organismo a se manter mais saudável, graças às suas características anti-inflamatória, antibacteriana, digestiva e antioxidante.

A planta também é um excelente purificador do sangue.

A cúrcuma ou açafrão tem um sabor caracteristicamente picante e amargo e uma fragrância suave, que lembra laranja e gengibre.

A cúrcuma é uma excelente fonte de ferro (prevenção de anemias), manganês (fundamental ao metabolismo do colesterol e ao crescimento) e cálcio (importante para os ossos e dentes). É também uma boa fonte de vitamina B6, fibras e potássio.

Valores em porcentagem ideal para o consumo diário tendo como referência uma quantidade de duas colheres de chá de cúrcuma ralada.

Benefícios da cúrcuma:

• É um composto anti-inflamatório natural;

• Aumenta drasticamente a capacidade antioxidante do organismo;

• Reduz o risco ​de doença cardíaca (A cúrcuma é uma boa fonte de vitamina B6, necessária para manter os níveis de um aminoácido chamado homocisteína. Altos níveis de homocisteína são considerados um fator de risco significativo para danos nos vasos sanguíneos, aterosclerose e doenças cardíacas. Já uma ingestão elevada de vitamina B6 está associada com um risco reduzido de doenças do coração.);

• Diminui os níveis de colesterol no organismo;

• Melhora a função cerebral e diminui o risco de mal de Alzheimer;

• Cúrcuma pode ajudar a prevenir e até mesmo tratar alguns tipos de câncer;

• Ela melhora a digestão, reduz os gases e diminui o inchaço do estômago;

• É uma boa aliada para os diabéticos, uma vez que ajuda a reduzir o açúcar no sangue;

Sempre importante ficar atento para não exagerar em seu consumo.