A importância das frutas na alimentação


Um dos primeiros benefícios da fruta é a quantidade de vitaminas que trazem para o nosso corpo, entre elas a vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas e a favorecer a cicatrização da pele e a vitamina A que mantém saudáveis os nossos ossos, dentes e visão.


Outro benefício da fruta é o seu teor em fibra, que se encontra principalmente na sua casca. Esta ajuda a regular o trânsito intestinal e a manter em ótimo estado os níveis de colesterol no sangue, beneficiando assim a saúde cardiovascular.


As frutas são uma excelente forma de trazer líquido ao nosso organismo além da água, sendo excelentes diuréticas que nos ajudam a prevenir a retenção de líquidos. Além disso, são uma boa alternativa para consumir alimentos doces sem prejudicar o nosso organismo, como acontece no caso dos biscoitos ou doces. Rica também em Vitamina B, E e minerais como: Ferro, Cálcio, Cobra, Magnésio, Ácido cítricos, etc.


As frutas também podem trazer benefícios como prevenir doenças crônicas: como depressão, doenças do coração e câncer, regula o colesterol e ajudam na saciedade e perda de peso.


CONSUMO: 3 á 5 porções ao dia, sempre lembrando não consumir varias ao mesmo tempo.


Uma maneira de aumentar o consumo das frutas é colocar nas refeições como sobremesas, nos intervalos entre as grandes refeições ou em forma de sucos.


Isso evita inclusive que você tenha fome e belisque coisas gordurosas.


FRUTAS DA ÉPOCA:


VERÃO: Abacate, Banana Prata, Caju, Caqui, Cereja, Jabuticaba, Kiwi, Laranja Bahia, Laranja Lima, Laranja Pera, Lima da Pérsia, Manga, Mexerica, Morango, Tâmara, Tangerina, etc.


OUTONO: Abacate, Abacaxi Havaí, Amêndoa, Amora, Banana Prata, Caju, Caqui, Castanha, Cereja, Jabuticaba, Kiwi, Lichia, Lima da Pérsia, Maçã, Manga, Mexerica, Morango, Nectarina, Nespera, Pêssego, Romã, Tâmara, Uva, etc.


INVERNO: Graviola, Laranja, Limão, Maçã, Morango, Pera, Pinhão, Romã, Tangerina, Uva, etc.


PRIMAVERA: Abacaxi, Açaí, Acerola, Ameixa, Amora, Banana Nanica e Prata, Caju, Jabuticaba, Kiwi, etc.




Destaques
Arquivos

Blog