Por que devemos nos alimentar de 3 em 3 horas ?

11/8/2016

 

O nosso corpo precisa de energia para funcionar e se sustentar, desta forma usamos os alimentos, por conta disso sempre escutamos que o ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, o corpo funciona da mesma forma que uma maquina precisando de combustível para que possa realizar suas funções.

 

Ficar longos períodos em jejum faz com que o metabolismo fique mais lento, prejudicando a queima de gordura, ou seja, o corpo passa a estocar mais energia e gastar menos. A chance de perder massa muscular é ainda maior, já que sem comida para gerar energia os músculos são degradados. Então, comer de 3 em 3 horas é imprescindível para quem quer emagrecer.

 

Por conta disso o recomendado é se alimenta de 3 em 3 horas, fazendo de 5 á 6 refeições durante o dia (Café da Manhã, Lanche da Manhã, Almoço, Lanche da Tarde, Jantar e Ceia), mantendo assim o equilíbrio de energia no corpo e sempre lembrando que não devemos comer em grandes quantidades em uma única refeição.

 

OS BENEFÍCIOS DE COMER DE 3 EM 3 HORAS:

  • Diminui o armazenamento de gordura: quando passamos longos períodos sem comer, o cérebro entende que estamos passando fome e, para evitar que o corpo fique sem energia, quando voltamos a nos alimentar o organismo aumenta o armazenamento de gordura como uma forma de estocar energia para quando precisar mais tarde.

  • Mantém a saciedade: quando realizamos as refeições na proporção e nos horários corretos, a sensação de saciedade é prolongada, o que evita que a gente coma em excesso nas principais refeições como almoço e jantar, auxiliando, assim, no emagrecimento. Porém, é importante tomar cuidado ao escolher esses lanchinhos, devendo sempre optar por lanches saudáveis como frutas, sucos e lanches naturais.

  • Mantém os níveis de energia constantes: isso porque nossa energia é proveniente dos alimentos. Assim, pessoas que passam longos períodos sem se alimentar acabam ficando sem energia e apresentando sintomas como cansaço e fraqueza.

  • Evita picos de glicemia (açúcar no sangue) e insulinemia, regulando, assim, os níveis de glicemia, além de controlar o apetite.

  • Mantém o metabolismo trabalhando: a presença de alimentos ativa nosso metabolismo, aumentando o gasto calórico, diferentemente de quando passamos longos períodos sem comer, pois o metabolismo fica mais lento.

Dicas para se alimentar da forma correta:

  • Não exagerar nos lanchinhos intermediários. Além disso, tente andar sempre com algo para se alimentar, nem que seja uma fruta, uma porção de castanhas ou uma barrinha de cereal saudável.

 

  • Estipular horários para comer de 3 em 3 horas também pode facilitar sua vida. Se você acorda às 6h, por exemplo, pode tomar café às 6h30, o lanche da manhã às 9h30, almoçar às 12h30 e assim por diante.

 

  • Lembrando que o café da manhã é a principal refeição do dia, nada de pular essa refeição, uma vez que ela é o principal combustível para começar bem o dia, com mais disposição e energia.

 

 

Fonte: Natue.

 

 

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