A importância do Tomate para o organismo


O tomate (Solanum lycopersicum, anteriormente denominado Lycopersicum esculentum) é um dos frutos mais cultivados do mundo, trás benefícios para a saúde como na prevenção e na redução de incidência do câncer, retarda o envelhecimento, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, ajuda nas atividades cerebrais, melhora a circulação sanguínea e controla a pressão arterial: diminui o nível de LDL e de triglicerídeos no sangue, queda de cabelo, ação antibacteriana, combate infecções no organismo, ajuda a dissolver cálculos renais, mantém a saúde dos ossos e evita a degeneração macular.

Ele é rico em vitamina C, A, K, B1, B6,B3,B2,B5, E, potássio, manganês, fibras, cromo, folato, cobre, magnésio, ferro, fósforo, triptofanos e proteínas. O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento.


Os tipos mais consumidos no Brasil são: italiano, carmem, cereja, caqui e santa cruz. É muito consumido na culinária brasileira e mundial. Usado em saladas, lanches, sucos e no preparo de molhos. O tomate vermelho possui mais nutrientes do que verde, é um alimento de baixo teor calórico.


Componentes Quantidade em 100 g de alimento

Energia 25 calorias

Proteínas 1,2 g

Gorduras 0,2 g

Carboidratos 4,6 g

Fibras 1,2 g

Vitamina A (retinol) 25 mcg

Vitamina B1 56 mcg

Vitamina B2 43 mcg

Vitamina B3 0,64 mg

Vitamina C 38 mg

Cálcio 6 mg

Fósforo 20 mg

Ferro 0,6 mg

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