A importância do Tomate para o organismo
O tomate (Solanum lycopersicum, anteriormente denominado Lycopersicum esculentum) é um dos frutos mais cultivados do mundo, trás benefícios para a saúde como na prevenção e na redução de incidência do câncer, retarda o envelhecimento, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, ajuda nas atividades cerebrais, melhora a circulação sanguínea e controla a pressão arterial: diminui o nível de LDL e de triglicerídeos no sangue, queda de cabelo, ação antibacteriana, combate infecções no organismo, ajuda a dissolver cálculos renais, mantém a saúde dos ossos e evita a degeneração macular.
Ele é rico em vitamina C, A, K, B1, B6,B3,B2,B5, E, potássio, manganês, fibras, cromo, folato, cobre, magnésio, ferro, fósforo, triptofanos e proteínas. O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento.
Os tipos mais consumidos no Brasil são: italiano, carmem, cereja, caqui e santa cruz. É muito consumido na culinária brasileira e mundial. Usado em saladas, lanches, sucos e no preparo de molhos. O tomate vermelho possui mais nutrientes do que verde, é um alimento de baixo teor calórico.
Componentes Quantidade em 100 g de alimento
Energia 25 calorias
Proteínas 1,2 g
Gorduras 0,2 g
Carboidratos 4,6 g
Fibras 1,2 g
Vitamina A (retinol) 25 mcg
Vitamina B1 56 mcg
Vitamina B2 43 mcg
Vitamina B3 0,64 mg
Vitamina C 38 mg
Cálcio 6 mg
Fósforo 20 mg
Ferro 0,6 mg