Receitas

SALADA DE QUINOA COM SHIMEJI E ALHO PORÓ

 

A quinoa é uma fonte rica de ácidos graxos como ômega 3 e 6, ferro, cálcio, fósforo, zinco, ácido ascórbico e vitaminas do complexo B como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3).

 


Ingredientes:


– 300 gr de Quinoa
– 1 Bandeja de shimeji
– 1 Alho poro
– cheiro verde picadinho, a gosto
– Tempero: azeite, sal e shoyu e 1 colher se sopa de suco de limão

 

Modo de preparo:


Mesmo que a maioria das quinoas embaladas, já tenham tido uma pré lavagem é importante enxaguar as sementes para retirar a saponina. Para isso basta encher uma tigela com água quente, adicionar a quinoa e deixar de molho por 2 minutos.
Depois enxague bem mexendo com as mãos para tirar todas as impurezas e saponina.

Adicione 4 xícaras de água e deixe levantar fervura. Coloque 1 xícara de quinoa e o sal, e mexa de vez em quando até ferver de novo. Assim levantar a fervura, tampe e abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Deixe descansar com a tampa fechada por 5 minutos.

Limpe o shimeji, cortando as raízes, desmanchando os cachos e lavando rapidamente. Nunca deixe cogumelos de molho na água. Eles ficam esponjosos.
Coloque um pouco de azeite em uma frigideira e refogue o shimeji por uns 5 minutos. Ele irá soltar água. Quando essa água secar, acrescente o alho poro fatiado e shoyo de deixe por mais um ou dois minutos. Misture tudo com a quinoa. Verifique o sal e acrescente um pouco mais de azeite e o suco de limão. Salpique cheiro verde. Sirva a temperatura ambiente ou frio.